Casa Valduga

 

Há mais de um século cultivando terroirs de excelência no Rio Grande do Sul, a Casa Valduga tornou-se referência na elaboração de vinhos finos e espumantes no Brasil, com rótulos premiados em todo o mundo. Estas conquistas são o reconhecimento da dedicação, das pesquisas, do comprometimento e da alta tecnologia utilizada pela vinícola, uma das mais respeitadas do país.

Presente em todos os continentes, em mais de 20 países, a Casa Valduga une sua tradição aliada à inovação para elaborar seus rótulos. A empresa coleciona mais de 500 prêmios em concursos nacionais e internacionais e é prestigiada na Europa (Alemanha, Inglaterra, Bélgica) e nas Américas (Estados Unidos e Chile).

Seus espumantes são exclusivamente produzidos pelo método tradicional, conhecido como champenoise, que segue os padrões da região de Champagne, na França. O processo de maturação ocorre na penumbra das caves de espumantes da vinícola, considerada a maior da América Latina, com capacidade para abrigar até seis milhões de garrafas. Os rótulos repousam de um a cinco anos sob o olhar atento dos profissionais da Casa Valduga, o que garante a estrutura adequada para manter a identidade e a excelência dos produtos.


Conhecido como a joia do espumante brasileiro, o Maria Valduga Brut Vintage foi desenvolvido em homenagem à matriarca da família e é um dos destaques ao lado do Brut 130, lançado em 2005 para comemorar os 130 anos da chegada da família Valduga no Brasil. Devido ao seu grande sucesso – tornou-se um dos ícones do segmento – e para atender às tendências do mercado, o portfólio foi complementado com os rótulos 130 Blanc de Noir e Blanc de Blanc.

Para auxiliar o consumidor na hora da escolha, os rótulos se sobressaem pelos selos estampados nas garrafas, que mostram o tempo de maturação da bebida nas caves subterrâneas (12, 25 e 60 meses), além de indicações da safra e seu tipo (Nature, Extra Brut, Brut e Demi-Sec).

A expertise na elaboração dos vinhos é mais um diferencial da Casa Valduga. Os tintos de guarda amadurecem em barricas de carvalho francês e no final do período passam para a cave apropriada, adquirindo um fino bouquet e paladar com estrutura elegante. O mais expressivo da história da vinícola é o Luiz Valduga, uma homenagem ao patriarca da família; o vinho é elaborado a partir de safras e varietais secretos, em edições limitadas.

Outros tintos ícones de notoriedade são: Villa Lobos Cabernet Sauvignon - grãos minuciosamente selecionados a mão para compor uma verdadeira sinfonia de aromas e sabores em homenagem ao célebre maestro; e o Storia Merlot, único e de grande personalidade, elaborado apenas nas safras excepcionais dos melhores vinhedos do Vale dos Vinhedos. Sua venda é realizada apenas por reserva, com exclusividade garantida por meio do certificado oficial com o número da garrafa e do lote, e assinatura do sócio-proprietário e enólogo João Valduga.


Já os vinhos brancos repousam em tanques de aço inox durante curto período, para que mantenham os seus aromas primários e possam ser consumidos ainda jovens, preservando características perfeitas para serem apreciadas no clima tropical. A exceção se aplica ao premiado Gran Chardonnay DO, de sabor mais aveludado devido a sua passagem por barricas de carvalho romeno; um rótulo proveniente da primeira Denominação de Origem de Vinhos do Brasil, a D.O Vale dos Vinhedos.

Em 2017, a Casa Valduga foi eleita a melhor vinícola do Brasil pela Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Licores (WAWWJ). Sua produção se concentra no Rio Grande do Sul, na Serra Gaúcha, Campanha e Serra do Sudeste. Esses três terroirs dão origem às linhas de vinhos Leopoldina, Raízes e Identidade, respectivamente. Possui, ainda, projetos internacionais na Argentina, Chile e Portugal, onde são elaborados vinhos especialmente para a linha Mundvs, que utiliza as variedades emblemáticas de cada região vitivinícola.

A vinícola criou o primeiro Complexo Enoturístico do Brasil, com o intuito de proporcionar uma experiência única no mundo do vinho aos visitantes. Por ano, o local recebe mais de 150 mil turistas.

A história do grupo Famiglia Valduga começou há mais de 140 anos com a chegada do primeiro imigrante da Valduga ao Brasil, que deu início ao cultivo dos parreirais no coração que hoje é o Vale dos Vinhedos.

Assim teve origem o legado de um dos grupos mais renomados do setor vitivinícola brasileiro, composto atualmente por seis grandes empresas: Casa Valduga, vinícola que está entre as maiores e mais premiadas elaboradoras de espumante e vinhos do País; Domno, importadora de vinhos finos; Casa Madeira, produtora de sucos, geleias, antepastos, molhos de pimenta, chás gelados e cremes balsâmicos; Ponto Nero, elaboradora de espumantes jovens e modernos; Cervejaria Leopoldina, produtora de cervejas artesanais com base nas principais escolas cervejeiras mundiais e Vinotage, que apresenta cosméticos elaborados à base de uvas finas com ativos sustentáveis.

O  grupo é reconhecido mundialmente por seu padrão de excelência e por sua expertise em inovação, reunindo um vasto portfólio de produtos premiados internacionalmente.
 

Compre os produtos da Famiglia Conheça a história da Famiglia